17 outubro 2025

Os profissionais da saúde sabem usar a nova Classificação Internacional de Doenças, a CID-11?

Atualmente, os profissionais da saúde enfrentam problemas com o uso da nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11) devido a falta de treinamento específico para seu uso.

*** 
A Classificação Internacional de Doenças é desenvolvida e atualizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), possuindo códigos compartilhados no mundo inteiro, em diferentes línguas. A Classificação Internacional de Doenças em sua 11ª revisão (CID-11) entrou em vigor em 2022 e sua tradução em língua portuguesa está disponível desde 2024. Em estudo realizado no Brasil, embora a maioria dos profissionais de saúde relate ter ao menos algum conhecimento sobre a CID-11 e suas funções, grande parte deles enfrenta dificuldades em seu uso. Para usar a CID-11 é necessário treinamento específico, porque as versões têm diferenças de abrangência, conteúdo e formas de combinação entre os códigos. No entanto, uma parcela significativa desses profissionais não recebeu treinamento sobre a CID-11 ou teve apenas contato breve com o tema. Desta maneira, treinamentos e cursos são necessários para capacitar os profissionais de saúde no uso da CID-11 em vários países, incluindo o Brasil.

Referências:
ANDRADE, E. A. A Classificação Internacional de Doenças: usos na organização e representação da informação no contexto da saúde. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/server/api/core/bitstreams/b27b4901-0e7d-489f-be9f-769f0c4e4854/content. Acesso em: 16 out. 2025.

Prata, A. C. A. C. et al. Panorama da implementação da CID-11 no Brasil. Disponível em: https://doi.org/10.26633/RPSP.2025.55. Acesso em: 17 out. 2025.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Disponível em: https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases. Acesso em: 17 out. 2025

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Implementação da CID-11. Disponível em: https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases/icd-implementation. Acesso em: 17 out. 2025

Autor do resumo:
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas Laurito
Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.