quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Como manter a saúde bucal em pacientes diabéticos?

 

Pacientes diabéticos precisam de acompanhamento individualizado de médicos e dentistas, pois as medicações precisam ser controladas com maior precisão.

*** 
Diabetes é uma doença que causa o aumento dos níveis de açúcar no sangue, podendo assim levar a diversos danos caso não seja tratada. Dentre as manifestações orais da diabetes, podemos citar: ter a boca extremamente seca, sensação de queimação na boca, cicatrização prejudicada de feridas, aumento do número e da gravidade de infecções orais, aumento da parótida (uma glândula salivar), inflamação na gengiva e periodontite (uma forma mais grave da inflamação da gengiva). Devido a todos esses fatores, é muito comum que pessoas diabéticas precisem de um acompanhamento mais frequente, tanto de médicos quanto de dentistas, e esse acompanhamento precisa ser individualizado, já que algumas medicações para este público precisam ser controladas com maior precisão. Um bom exemplo são os antiinflamatórios. Corticosteroides (um tipo de antiinflamatório), como a dexametasona, podem descompensar a doença, elevando os níveis de açúcar no sangue do paciente, já que eles interferem no metabolismo do açúcar. Já os antiinflamatórios não esteroidais, conhecidos como AINES (como exemplo temos o diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida), podem potencializar os efeitos dos remédios utilizados para o controle da diabetes, fazendo com que o paciente corra o risco de uma hipoglicemia (baixo açúcar no sangue). Dessa forma, a assistência no consultório odontológico dos pacientes com diabetes deve ser sempre muito cuidadosa e de preferência, deve-se entrar em contato com o médico que o acompanha, para que sejam dadas as doses corretas de cada medicação, com uma vigilância redobrada.

Referências: 
UpToDate. Overview of gingivitis and periodontitis in adults. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 20 agosto de 2022.

UpToDate. Overview of general medical care in nonpregnant adults with diabetes mellitus. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 20 agosto de 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: MS, 2013.

Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.