sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Para que servem as bulas de medicamentos?

A bula é um documento legal e sanitário que serve para obter informações e orientações sobre os medicamentos, ajudando no uso seguro e mais eficaz de remédios.
*** 
A bula é um documento legal e sanitário que serve para obter informações e orientações sobre os medicamentos. Seu principal objetivo, então, é ajudar no uso seguro e mais eficaz de remédios, levando informações para quem irá usá-los. Assim, as bulas podem trazer uma quantidade grande de informações, como: a ação esperada do medicamento e como ele funciona no organismo; como se deve guardar e armazenar, assim como o tempo de validade; se pode ser usado por adulto, por crianças ou pelos dois; formas de usar o medicamento (por exemplo, se é pela pele, pela boca, pelo nariz); informa como o remédio atua e quanto tempo leva para fazer efeito; como se deve usar o fármaco; motivos pelos quais o remédio pode ter sido receitado; quais as principais reações adversas; o que fazer caso use uma dose diferente da recomendada pelo médico; mostra contra-indicações e interações com outros medicamentos, se existirem; além de informações legais sobre o produto (empresa responsável, lote, validade). É sempre importante ler a bula para se certificar do medicamento e se informar dos principais efeitos colaterais e medidas para o melhor uso. Caso não encontre na bula, a sua condição de saúde, consulte sempre um profissional de saúde, como um médico, farmacêutico ou enfermeiro, para obter maiores informações. Evite parar de usar medicamentos que foram prescritos por um profissional da saúde especializado, pois a descontinuação não planejada pode trazer graves danos para sua saúde. De igual modo, evite usar medicamentos que não foram prescritos por um profissional de saúde habilitado. É importante destacar que muitos medicamentos não são testados em crianças menores de doze anos. Assim, cabe ao pediatra analisar o peso e altura da criança, para indicar qual é a dosagem adequada do medicamento para cada indivíduo. Para sua segurança, como os medicamentos interagem entre si, é altamente recomendável levar todos os medicamentos usados pelo paciente na consulta médica, a fim de que o profissional possa avaliar a interação medicamentosa e potenciais prejuízos no uso de diferentes medicamentos por uma mesma pessoa.

Referências: 
Anvisa. Agência nacional de vigilância sanitária. Perguntas e respostas sobre bulas. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/perguntas-e-respostas-sobre-bulas. Acesso em: 27 out. 2022.
 
Mostra cultural, vigilância sanitária e cidadania. Bula do paciente. Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/visa/folheteria/Bulinha.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.