sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Crianças com autismo aprenderão a realizar atividades da vida diária quando crescerem?


Com o tratamento adequado, uma criança com autismo pode desenvolver autonomia nas atividades da vida diária.
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As atividades da vida diária (AVDs) se referem às atividades voltadas ao autocuidado, que permitem a sobrevivência e o bem-estar básicos, como tomar banho, comer, ir ao banheiro e escovar os dentes. É comum que crianças com transtorno do espectro autista possuam problemas de processamento sensorial, ou seja, possuem dificuldades de detectar, processar, interpretar e encontrar uma resposta para estímulos sensoriais. Estudos demonstram que essas alterações sensoriais estão relacionadas a problemas comportamentais e/ou de desempenho funcional, e influenciam o desempenho funcional da criança nas atividades diárias. Por exemplo, crianças com seletividade alimentar frequentemente apresentam hipersensibilidade olfativa e/ou gustativa, que pode causar aversão a certos alimentos. Devido a tais dificuldades, crianças autistas possuem uma maior dependência e necessidade de ajuda para completar as atividades diárias. As habilidades de autocuidado desempenham um papel significativo na maximização da independência de crianças autistas, uma vez que a aquisição de competências de autocuidado aumenta as capacidades das crianças e a qualidade de vida das famílias. O tratamento com terapia ocupacional, com intervenções que utilizam modalidades sensoriais para apoiar a auto-regulação, como a terapia de integração sensorial, promove melhores resultados para autocuidado, habilidades sociais e independência funcional.

Referências: 
Yela-González, N. et al.. Activities of daily living, playfulness and sensory processing in children with autism spectrum disorder: a spanish study. Children (Basel), v. 8, n.2, p.61, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7909558/. Acesso em: 13 julho 2023.

Marsack-Topolewski, C. N. Comparison of perceptions of activities of daily living of adult children with autism among three groups of aging caregivers. Journal of Applied Gerontology, v. 41, n.11, p.2329-2340, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35732197/. Acesso em: 15 julho 2023.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: clinical features. Informação atualizada em 17 de maio de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/ Acesso em: 15 julho 2023.

Autor do resumo:
Aluna Mariana Mora Camolez
Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


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