quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

O que é neuropatia diabética?


A neuropatia diabética é uma complicação neurológica comum do diabetes que causa lesão em nervos de corpo, causando dormência e perda de percepção de partes do corpo, perda de equilíbrio e dor.
*** 
A neuropatia diabética é uma complicação neurológica comum do diabetes (tipo 1 e tipo 2) que causa lesão em nervos do corpo e pode levar ao aumento da morbidade e mortalidade causadas pela doença. A sua presença leva a perda gradual de integridade das fibras nervosas, causando a perda da percepção sensitiva, vibratória, de dor, toque e temperatura, ou seja, a pessoa para de sentir os locais em que nervos foram acometidos, não percebendo mudanças de temperatura ou dor nessas regiões. Assim, os principais sintomas são: dormência; perda da percepção de partes do corpo; perda de equilíbrio e dor. Geralmente, os sintomas, que são piores à noite, aparecem tipicamente nos dois lados do corpo, nas regiões mais distantes, como pés e mãos e, com o progredir da doença, eles vão subindo e aumentando para outras regiões, como pernas e braços. Como é uma complicação do diabetes que vai acontecendo aos poucos, sem que a pessoa perceba, pode levar à formação de úlceras e machucados nos pés, já que a pessoa perde a capacidade de se proteger. Por exemplo, se a pessoa têm um corte no pé, mas não sente dor, o corte pode passar despercebido e piorar. Caso a pessoa tenha diabetes, o que aumenta as chances de neuropatia diabética é: o mau controle da doença, com o nível de glicose sanguínea ficando elevado por muito tempo; duração prolongada da doença; hipertensão; obesidade; aumento de colesterol; tabagismo; uso de álcool por muito tempo e idade mais avançada. O diagnóstico é feito clinicamente por um médico. Para se prevenir, é importante que pessoas com diabetes consultem regularmente o médico e sigam corretamente o tratamento para a doença. Além disso, a consulta regular também é importante pois danos aos nervos, causados pela neuropatia diabética, podem afetar outros órgãos, como o intestino, rins e coração.

Referências: 
UpToDate. Screening for diabetic polyneuropathy. Informação atualizada em janeiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 17 jan. 2023.

UpToDate. Patient education: Diabetic neuropathy. Informação atualizada em março de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 17 jan. 2023.

UpToDate. Patient education: Nerve damage caused by diabetes. Informação atualizada em março de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 17 jan. 2023.

UpToDate. Diabetic autonomic neuropathy. Informação atualizada em fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 18 jan. 2023.

UpToDate. Epidemiology and classification of diabetic neuropathy. Informação atualizada em dezembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 18 jan. 2023.

UpToDate. Pathogenesis of diabetic polyneuropathy. Informação atualizada em dezembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 18 jan. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.