terça-feira, 14 de junho de 2022

A menstruação se altera durante a quimioterapia?


Durante o tratamento de quimioterapia, a menstruação pode ficar irregular, aumentada, ausente temporária ou permanentemente.
*** 
A quimioterapia é um dos tratamentos contra o câncer. Consiste em algumas medicações que são injetadas diretamente no sangue do indivíduo, tendo como objetivo combater as células formadoras do tumor. Entretanto, como estes medicamentos se misturam com o sangue, acabam se espalhando por todo o corpo e matam não somente células doentes, mas também algumas células saudáveis. Este efeito generalizado dos quimioterápicos é o motivo desta medicação causar tantos efeitos colaterais, como por exemplo: náusea, vômito, perda de pêlos e cabelos, fadiga, cefaléia, ondas de calor, problemas no sono, ganho de peso, anemia, além de irregularidades menstruais. Quando a medicação ataca as células reprodutivas, as mulheres podem ter desde uma irregularidade menstrual leve, até ausência de menstruação temporária ou falência ovariana completa e permanente (falência dos ovários, órgão reprodutor responsável pela produção de hormônios e óvulos, os quais após fecundados geram o embrião). Em alguns casos, dependendo do tipo do câncer e da terapia empregada, pode ocorrer o contrário: a menstruação pode ocorrer em excesso, além de também ficar irregular. Não são todas as mulheres que irão apresentar essas irregularidades menstruais e alguns fatores de risco que causam esse tipo de alteração são a idade, as características genéticas e as medicações utilizadas na quimioterapia. Em alguns casos mais graves, os efeitos colaterais podem gerar infertilidade, principalmente nos casos em que há os fatores de risco já mencionados. É muito importante que se comente com o seu médico a respeito de todos os efeitos colaterais, pois algumas medicações e terapias podem ser iniciadas a fim de minimizá-los.

Referências: 

UpToDate. Acute side effects of adjuvant chemotherapy for early-stage breast cancer. Informação atualizada em abril de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 17 maio 2022.

UpToDate. Management of menorrhagia during chemotherapy. Informação atualizada em abril de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 18 maio 2022.

UpToDate. Ovarian failure due to anticancer drugs and radiation. Informação atualizada em abril de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 18 maio 2022.

Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.