terça-feira, 14 de junho de 2022

Existe bebê obeso?

A obesidade não é uma característica exclusiva de adultos, ou seja, ela pode ser encontrada em adolescentes, crianças e bebês.

*** 
Obesidade é um termo muito utilizado para caracterizar o excesso de peso (gordura) corporal. Geralmente, está associada a uma maior ingestão de calorias quando comparada a quantidade diária que é queimada, por exemplo, durante atividades físicas. A obesidade não é uma característica exclusiva de adultos, ou seja, ela pode ser encontrada em adolescentes, crianças e bebês. O médico pediatra é o responsável por acompanhar o desenvolvimento dos pacientes até, pelo menos, os seus 18 anos e afirmar se ele está ou não dentro do peso. Toda vez que a criança é levada ao pediatra, são medidos os seus índices antropométricos, que seriam o peso, a altura e o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um valor calculado com base na quantidade de gordura de uma pessoa em relação à sua altura. É utilizado principalmente depois dos 2 anos de idade e na adolescência é o índice de referência para avaliar a obesidade. Após tirar todas estas medidas, o médico é capaz de montar um gráfico, estimando assim se o paciente está com a altura e o peso adequados para a sua idade. Esta estimativa é feita comparando as medidas aferidas do paciente com um gráfico padrão, montado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São necessárias as montagens destas curvas pois, o peso e a altura adequados variam muito com a idade da criança, sendo também importante o acompanhamento a longo prazo, comparando a evolução do paciente. Caso a criança esteja muito abaixo da linha média para aquela idade, ela está com magreza ou magreza acentuada. Já, caso ela esteja muito acima da curva, pode estar com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Nos casos de obesidade, além do risco de desenvolvimento de doenças ainda na infância, há risco de que estas crianças se tornem adultos obesos, fator que predispõe a pessoa a muitas enfermidades, sendo assim um fator de alerta para os pais. Desta forma, a avaliação nutricional e do desenvolvimento da criança deve ser feita desde o seu nascimento até o final da puberdade e início da vida adulta, sendo essencial o acompanhamento com um pediatra, pois ele será capaz de corretamente avaliar os índices da criança em comparação com a sua idade, orientado os pais sobre a alimentação adequada para cada idade.

Referências: 
UpToDate. Definition, epidemiology, and etiology of obesity in children and adolescents. Informação atualizada em abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 8 maio 2022.

UpToDate. Overview of the health consequences of obesity in children and adolescents. Informação atualizada em Abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 8 maio 2022.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. Manual de avaliação nutricional. 2ed. São Paulo: SBP. 2021.120p. Acesso em: 8 maio 2022. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22962e-ManAval_Nutricional_-_2Ed_Atualizada_SITE.pdf

Autor do resumo:
Aluno Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.