A dor durante a amamentação é uma preocupação comum das mães, mas, geralmente, pode ser tratada com ajustes na técnica de amamentação.
***
O leite materno é o alimento ideal para praticamente todos os bebês, uma vez que traz diversos benefícios para a saúde dos bebês e de suas mães. A dor durante a amamentação é uma preocupação comum das mães e pode possuir muitas causas, como machucados no mamilo, ingurgitamento (inchaço) das mamas, entupimento dos dutos que ejetam o leite e infecções. A maioria das causas de dor nas mamas durante a amamentação está relacionada à técnica incorreta de amamentação. Quando a mulher sente dor ao amamentar, o profissional de saúde deverá observar como a mulher está amamentando seu bebê e ensinar a técnica correta para conseguir uma boa pega (maneira em que o bebê abocanha o seio materno para mamar). A técnica correta de amamentação envolve um posicionamento adequado do bebê e uma pega efetiva, além de ambiente e posicionamento confortáveis para a mãe. A posição correta consiste em deixar o corpo do bebê reto (cabeça, umbigo e quadril alinhados) e a barriga do bebê deve estar colada com o corpo da mãe (mãe abraçando o bebê). Em relação à pega, a boca do bebê deve estar bem aberta (como um bocejo), os lábios evertidos (virados para fora), pegando grande parte da aréola (e não apenas o mamilo), principalmente na parte de baixo da aréola, com o queixo encostado na mama e o nariz livre. Situações como bebês com anquiloglossia (língua presa) e mães com mamilos planos ou invertidos (mamilo para dentro) podem dificultar a pega correta. A razão mais comum para uma pega dolorosa é quando a língua do bebê fica esfregando ou comprimindo a ponta do mamilo, ao invés de entrar em contato com a base do mamilo. Nesses casos, a mãe deve inserir suavemente um dedo na lateral da boca do bebê para retirar o bebê do seio e em seguida recolocar o bebê para mamar de modo mais eficaz, trazendo o bebê em direção ao seu seio por baixo e com a cabeça inclinada para trás, de modo que o mamilo fique apontado para a testa do bebê e o bebê esteja olhando para a mama. Pode ser necessário algumas tentativas até que a mãe e o bebê consigam aprender a técnica adequada. Quando a técnica for adequada, a mãe poderá sentir uma “pressão” quando o bebê estiver sugando, mas não sentirá dor e nem “beliscões”. Quando o profissional de saúde notar alguma outra causa para dor, como machucados no mamilo, ingurgitamento e infecções, tratamentos específicos com pomadas, extração manual do leite, compressas, analgésicos e antibióticos podem ser utilizados de acordo com a avaliação médica.
Referências:
UpToDate. Common problems of breastfeeding and weaning. Informação atualizada em 18 de outubro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 23 abr. 2022.UpToDate. Breastfeeding: parental education and support. Informação atualizada em 5 de abril de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 23 abr. 2022.
UpToDate. Initiation of breastfeeding. Informação atualizada em 17 de abril de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 25 abr. 2022.
UpToDate. Patient education: breastfeeding guide (beyond the basics). Informação atualizada em 24 de novembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 25 abr. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.