27 janeiro 2026

Os aplicativos (apps) de comunicação alternativa beneficiam os autistas não verbais?

  

Os aplicativos (apps) de comunicação alternativa beneficiam os autistas não verbais melhorando suas habilidades comunicativas e diminuindo a frustração relacionada ao déficit comunicacional.

***
As intervenções para o transtorno do espectro autista (TEA) incluem terapias comportamentais, educacionais e de desenvolvimento. Essas intervenções abordam os sintomas centrais do TEA, como  dificuldade para estabelecer uma conversa adequada e déficit na comunicação verbal e não verbal, bem como condições específicas de desenvolvimento e condições associadas. Os tratamentos são baseados nas necessidades do indivíduo e visam melhorar o funcionamento geral, como a interação e o convívio social, e a qualidade de vida. Em casos de indivíduos com TEA não verbais, um estudo realizado revela que o uso de estratégias de comunicação alternativa, como aplicativos que se utilizam de fotografias, imagens, matrizes de cena e saída de vídeo e voz, ajuda a melhorar as habilidades de comunicação e diminuir a frustração relacionada aos déficits de comunicação. Tais aplicativos estão disponíveis por meio de computadores e dispositivos móveis, como tablets e celulares. Todavia, é essencial ressaltar a importância de promover a comunicação em contextos naturais, pois isso pode facilitar a generalização das habilidades. Para garantir que indivíduos com TEA tenham amplas oportunidades de usar dispositivos alternativos de comunicação em diversos ambientes e com diferentes pessoas, é imprescindível haver colaboração entre professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores na elaboração conjunta de estratégias e processos adequados.

Referências:

AMERICA PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: https://membros.analysispsicologia.com.br/wp-content/uploads/2024/06/DSM-V.pdf. Acesso em: 14 nov. 2025.

MUHARIB, R; WALKER, V; DUNN, W. Effects of interventions involving tablet‑based speech‑generating devices for individuals with ASD: a meta‑analysis. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-023-06173-6. Acesso em: 14 nov. 2025.

UPTODATE. Autism spectrum disorder in children and adolescents: behavioral and educational interventions. Informação atualizada em junho de 2025. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 14 nov. 2025.
 
Autor do resumo:
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas Laurito
Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.