sábado, 2 de janeiro de 2021

Como diminuir a transmissão por coronavírus?


Para diminuir a transmissão por coronavírus, deve-se evitar locais públicos e aglomerações, praticar a higiene de mãos, usar máscaras e evitar tocar o rosto.

*** 
O coronavírus causador da doença infecciosa COVID-19 tem se espalhado rapidamente entre as pessoas em vários países do mundo. Para diminuir a transmissão do coronavírus, algumas medidas podem ser tomadas, como praticar o distanciamento e isolamento social, devendo as pessoas ficar em casa sempre que possível, não recebe visitas e, quando estiverem fora de casa ou em contato com outras pessoas de fora da casa, manter uma distância de pelo menos 2 metros e usar máscaras de pano. Além disso, é importante que pessoas com sinais ou sintomas de COVID-19 não saiam de casa, a não ser que seja necessário para buscar atendimento médico, pois existe risco de contaminar outras pessoas. Para pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19, deve-se também tomar cuidados dentro de casa, como limpar e desinfetar superfícies, evitar o contato com os animais e as outras pessoas da casa, se possível. A higiene das mãos deve ser feita frequentemente para evitar a infecção pelo coronavírus, principalmente após tocar superfícies em locais públicos e de preferência com água e sabão, mas se não for possível, com álcool gel de 60% a 95% de álcool. Também se recomenda evitar tocar o rosto, principalmente os olhos, boca e nariz. Alguns oftalmologistas recomendam não usar lentes de contato nesse período, pois usar lentes faz com que as pessoas toquem nos olhos com mais frequência. Outra medida importante é a higiene respiratória, que as pessoas podem praticar ao cobrir tosse e espirros, preferencialmente, usando lenços ou com a região de dobra do braço. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) também são úteis para diminuir a transmissão do coronavírus, mas devem ser usados apenas para uma parte da população sob maior risco de contaminação, como os profissionais da saúde.

Referências: 

UpToDate. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Epidemiology, virology, and prevention. Informação atualizada em: 15 Jun. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-epidemiology-virology-and-prevention. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019: what to do if you are sick. Informação atualizada em: 08 Mai. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you-are-sick/steps-when-sick.html. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019: healthcare professionals. Informação atualizada em: 01 Jun. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-nCoV/hcp/index.html. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019. Healthcare Professionals. Informação atualizada em: 23 Mai. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/about-face-coverings.html. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Dynamed. COVID-19: novel coronavirus. Informação atualizada em: 18 Jun. 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com. Acesso em: 18 Jun. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante


Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.