domingo, 3 de janeiro de 2021

Qual o tratamento para a doença celíaca?


O principal tratamento para a doença celíaca é não comer alimentos que contenham glúten. Os sintomas geralmente param em algumas semanas.

*** 
O principal tratamento para a doença celíaca é não comer qualquer alimento que contenha glúten para o resto da vida. Os sintomas geralmente param dentro de algumas semanas. Os alimentos principais que não devem ser ingeridos são aqueles que contêm trigo, cevada ou centeio. Muitos alimentos comuns contêm esses ingredientes, como pães, macarrão, bolos, bolos e alguns cereais. Alimentos feitos sem glúten, não contaminados (não misturados com outros tipos de cereais) geralmente são seguros de comer. No entanto, algumas pessoas com doença celíaca apresentam sintomas quando comem aveia. Um nutricionista pode aconselhar melhor o paciente. Também é possível comprar farinha, macarrão, pão e outros alimentos sem glúten. Estes também estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis, por correspondência e via internet. Existem muitas receitas dietéticas e alimentares. Infelizmente, muitos alimentos processados, refeições prontas e fast foods contêm glúten. As etiquetas de alimentos agora devem sempre dizer se os alimentos contêm glúten ou não. Evitar o glúten é uma necessidade para a vida toda desses pacientes. Se comer glúten novamente, os sintomas retornarão. Mesmo pequenas quantidades de glúten podem sensibilizar novamente o intestino delgado. Para evitar sintomas e complicações todos os alimentos que contenham glúten devem ser evitados. Além de evitar o glúten, o paciente pode ser aconselhado a tomar alguns suplementos de vitamina, cálcio e ferro, pelo menos nos primeiros seis meses após o diagnóstico. Isto é para substituir quaisquer deficiências, enquanto o revestimento intestinal está retornando ao normal. Ter doença celíaca pode fazer com que o baço funcione de forma menos eficaz, tornando-o mais vulnerável a infecção por determinados germes. Embora não haja uma cura única para a doença celíaca, os sintomas podem parar com uma dieta livre de glúten. Além disso, ter uma dieta sem glúten reduz o risco de desenvolver complicações no futuro. Além dos sintomas listados acima, as pessoas com doença celíaca têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose, linfoma e outras doenças relacionadas a imunidade (doenças autoimunes), tais como diabetes tipo 1, hipotireoidismo, síndrome de Sjögren e cirrose biliar primária. Mulheres podem ter um bebê com baixo peso ao nascer ou nascer prematuramente se engravidar. Se o paciente não come nenhum glúten, pode esperar estar livre de sintomas e ter uma vida saudável normal.

Referências: 
Dynamed [Internet]. Celiac disease. Atualizada em fevereiro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/index.php . Acesso em: 25 de julho de 2017.

Autor do resumo:
Claudio Vinicius de Assis Rondado

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.