A concentração das crianças pode ser melhorada por meio de intervenções comportamentais e, quando necessário, com o uso de medicamentos.
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Há remédios que podem ajudar a melhorar a desatenção de crianças e adolescentes. Entretanto, eles não são indicados para todos os casos, sendo importante passar por uma avaliação em um especialista médico e/ou psicólogo. Um exemplo de um caso em que, muitas vezes, é necessário o uso de remédios, é quando a criança apresenta transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Esse transtorno geralmente começa a se manifestar na infância, sendo seus sintomas clássicos hiperatividade, impulsividade e desatenção. Em relação à hiperatividade ou impulsividade, esses sintomas começam a ser notados quando a criança está mais ou menos com 4 anos de idade. Crianças com esse perfil normalmente não conseguem ficar paradas e nem controlar seus comportamentos, por exemplo, elas têm dificuldade em permanecer sentadas, ficam batendo as mãos ou os pés, demonstram uma sensação de inquietação (em adolescentes) ou corrida e escalada inadequada (em crianças mais novas). Já em relação à desatenção, ela normalmente é percebida entre os 8 e 9 anos e a criança apresenta uma capacidade reduzida de focar, além de demorar mais para processar informações e responder a perguntas, sendo descritas por estarem frequentemente sonhando acordadas. O diagnóstico é dado após a criança passar por um especialista e ser relatado um prejuízo na vida do paciente, o qual acaba apresentando dificuldades na escola, com o comportamento, dificuldades emocionais, além de problemas sociais. Sendo feito o diagnóstico de TDAH, pode ou não ser indicado o tratamento por medicamentos. Normalmente, nos casos de crianças pré-escolares, antes dos remédios, os médicos tentam fazer uma intervenção comportamental e caso ela não apresente resultados,passa-se para a medicação. Já em casos de crianças e adolescentes em idade escolar, geralmente o tratamento já começa com a medicação e as intervenções comportamentais. Caso a criança apresente um quadro de desatenção, mas não seja diagnosticada com TDAH, o indicado é apenas o tratamento com terapeutas e intervenções comportamentais. E o que seriam essas intervenções? Elas incluem mudanças no ambiente físico e social da criança, as quais são projetadas para modificar o comportamento, usando recompensas e consequências não punitivas. Ou seja, são utilizadas técnicas como a de reforço positivo, custo de resposta (em que são retiradas as recompensas quando um comportamento indesejado ocorre). Vale destacar que todo esse processo precisa da colaboração da família e deve ser feito com o acompanhamento de um profissional médico ou psicólogo.
Referências:
UpToDate. Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: overview of treatment and prognosis. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 out. 2021.
UpToDate. Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: treatment with medications. Informação atualizada em Outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: Acesso em: 16 out. 2021.
Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.