23 outubro 2025

É possível contrair caxumba mesmo após tomar a vacina?

Sim, indivíduos expostos ao vírus da caxumba podem contrair a infecção mesmo após receber todas as doses da vacina tríplice viral (também conhecida como SCR: sarampo, caxumba e rubéola).

***
A caxumba é uma doença viral contagiosa transmitida por gotículas respiratórias ou por contato direto e pode ser transmitida por portador assintomático (pessoa infectada que não apresenta sintomas visíveis). Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, fadiga e mialgia nos primeiros dias, que podem ser seguidos de parotidite (inchaço das glândulas parótidas) e orquite (inflamação dos testículos). A forma de prevenção mais eficaz é a aplicação da vacina tríplice viral, amplamente utilizada para imunização contra sarampo, caxumba e rubéola. A recomendação é de duas doses em indivíduos com idades entre 12 e 15 meses e entre 4 e 6 anos, sendo a segunda dose administrada 28 dias ou mais após a aplicação da primeira. Em casos de surto, recomenda-se uma terceira dose, inclusive em adultos, exceto para aqueles que tenham alguma contraindicação específica à vacina tríplice viral, como gravidez ou condição imunocomprometedora. As reações adversas à vacina tríplice viral (SCR) incluem febre, erupção cutânea, linfadenopatia, queixas articulares, reações de hipersensibilidade, desenvolvimento de trombocitopenia imune (PTI) e convulsões. Essas reações ocorrem com mais frequência após a primeira dose do que após a segunda. Destaca-se que embora a vacinação reduza as chances de infecção por caxumba, o indivíduo ainda pode se expor ao vírus, e o grau dessa exposição é potencializado por fatores como viver em ambientes fechados (por exemplo, dormitórios universitários, escolas, acampamentos, hospitais e locais de trabalho). Por fim, se a pessoa teve contato recente com o vírus da caxumba ou da rubéola, tomar a tríplice viral depois dessa exposição não prevenirá a doença daquele contato nem diminuirá sua gravidade. A vacina é indicada para proteger contra exposições futuras e para contribuir com a proteção coletiva.

Referências: 
UptoDate. Measles, mumps and rubella immunization in adults. Informação atualizada em abril de 2025. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 10 outubro 2025.

UptoDate. Mumps. Informação atualizada em agosto de 2025. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 10 outubro 2025.

Autor do resumo:
Aluno e bolsista PUB Luís Eduardo Mesquita Arara
Curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.