Para evitar a azia deve-se aguardar um tempo após cada refeição antes de se deitar; usar travesseiros ao deitar para que a cabeça fique mais levantada; usar roupas largas; e evitar comidas como café e refrigerantes.
***
A azia é um reflexo de quando o ácido do estômago retorna pelo tubo que carrega a comida da boca para o estômago. Muitas mulheres têm sintomas de refluxo ácido na gravidez. Isso porque durante a gestação os níveis hormonais sofrem alterações e alguns hormônios, como estrógeno e progesterona, ficam mais elevados, promovendo o relaxamento do músculo esfíncter esofágico. Em condições normais, esse músculo ajuda a impedir que o conteúdo do estômago suba para o esôfago, se está muito relaxado, o ácido estomacal pode ir para o esôfago com maior facilidade, causando azia. Além disso, o aumento do tamanho e volume do útero faz uma compressão no estômago, aumenta o refluxo e causa uma sensação de queimação no peito e na garganta (azia), gosto ácido na boca, dor abdominal e no peito, enjoos, vômitos e tosse. Para evitar estes sintomas, deve-se: aguardar um tempo após cada refeição antes de se deitar ou ir dormir; quando for se deitar ou dormir, usar travesseiros para que a cabeça fique um pouco mais levantada em relação ao restante do corpo; usar roupas largas que não apertem a barriga e o estômago; evitar comidas que possam piorar os sintomas como café, refrigerantes, comidas cítricas, chocolate e alimentos gordurosos. Se essas ações não forem efetivas, existem medicamentos que ajudam a reduzir a acidez estomacal, como antiácidos, bloqueadores histamínicos e inibidores da bomba de próton. É sempre importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento, já que alguns antiácidos contêm bicarbonato de sódio e trissilicato de magnésio, que podem ser perigosos na gestação. Além disso, se os sintomas forem muito fortes e não melhorarem com tratamento, ou forem acompanhados de dor de cabeça, febre, náusea e vômitos, ou se existem dificuldades para engolir, é importante procurar um médico para orientações e medidas mais apropriadas.
Referências:
UpToDate. Patient education: acid reflux (gastroesophageal reflux disease) during pregnancy. Informação atualizada em fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 19 fev. 2022.Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.