terça-feira, 14 de setembro de 2021

Como saber quando a ansiedade é um problema médico?

A ansiedade torna-se um problema médico quando gera preocupações persistentes e excessivas, transtornos físicos ou psicológicos, angústia e prejuízos no cotidiano.

*** 
A ansiedade é uma reação humana normal de preocupação, nervosismo e desconforto frente a uma ameaça ou a um estresse psicológico. Ela se desenvolve por meio de um mecanismo normal do nosso cérebro para nos alertarmos em situações adversas e desconhecidas. Porém, tal sentimento se torna um distúrbio, que exige tratamento psiquiátrico, quando adquire proporções maiores, levando a preocupações recorrentes e regulares que afetam diretamente a vida cotidiana, como por exemplo, quando a ansiedade afeta a pessoa a ponto de que ela comece a faltar a compromissos e deixar de efetuar suas tarefas rotineiras e quando a angústia que ela provoca começa a refletir em sintomas físicos como a tontura, tremores, sudorese (transpiração em excesso), falta de ar, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), distúrbios de fala como a gagueira, insônia e desmaios. Existem vários tipos de distúrbios de ansiedade, sendo os mais comuns entre a população: as fobias, ataque de pânico, transtornos de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada e transtorno obsessivo compulsivo. A ansiedade atinge uma parcela significativa da população. A principal recomendação para quem sofre de ansiedade é procurar atendimento médico especializado e praticar atividades físicas regulares.

Referências: 
UpToDate. Anxiety disorders in children and adolescents: assessment and diagnosis. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/ . Acesso em: 12 set. 2021.

UpToDate. Generalized anxiety disorder in adults: epidemiology, pathogenesis, clinical manifestations, course, assessment, and diagnosis. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 12 set. 2021.

UpToDate. Complementary and alternative treatments for anxiety symptoms and disorders: Physical, cognitive, and spiritual interventions. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/ . Acesso em: 12 set. 2021.

Autor do resumo:
João Paulo de Vilhena

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.