terça-feira, 28 de setembro de 2021

Quais são os tratamentos para o autismo em adultos?

O tratamento para autismo em adultos envolve terapias comportamentais, cognitivas, verbais e psicofarmacológicas, a depender das dificuldades apresentadas pelo paciente.
*** 
O Transtorno do Espectro Autista, também chamado de TEA ou popularmente conhecido como autismo, é um transtorno de neurodesenvolvimento que faz com que a pessoa apresente dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Geralmente, o tratamento do TEA direcionado para os adultos é diferente do oferecido a crianças sendo necessárias terapias específicas com base nos desafios que a pessoa está enfrentando como ansiedade, isolamento social, problemas de relacionamento ou dificuldades no trabalho. Uma das principais intervenções são as terapias comportamentais realizadas preferencialmente por terapeutas treinados, tendo como objetivos: maximizar o funcionamento, promover independência, melhorar a qualidade de vida, melhorar habilidades sociais e de comunicação, entre outros. Além disso, existem terapias psicofarmacológicas em que medicamentos costumam ser usados para tratar sintomas como: ansiedade, depressão, desatenção, impulsividade, disfunção do sono e problemas comportamentais. Esses medicamentos são específicos para cada pessoa e embora não tratem diretamente o autismo, podem melhorar a capacidade da pessoa de participar das terapias comportamentais obtendo excelentes resultados. Para tanto, deve-se seguir exatamente a prescrição médica em relação à dosagem e formas de uso de cada medicamento. Os profissionais que cuidam da pessoa com autismo precisam estar cientes de todas as dificuldades e condições de vida do paciente, para que possam ajudar as famílias a diferenciar tratamentos eficazes daqueles que não foram comprovados ou que são podem ser prejudiciais ao paciente.

Referências: 

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: overview of management. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 set. 2021.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: behavioral and educational interventions. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 set. 2021.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: complementary and alternative therapies. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 set. 2021.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: pharmacologic interventions. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Luciano Daminato Neto 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.