terça-feira, 28 de setembro de 2021

É seguro misturar doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para Covid-19?


As vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para Covid-19 já foram amplamente testadas em pessoas e agem de forma semelhante no corpo humano.

*** 
Recentemente, por falta de disponibilidade de vacinas para Covid-19, alguns países estão ministrando uma primeira dose da vacina AstraZeneca e uma segunda dose da vacina da Pfizer e vice-versa. Algumas pessoas podem se sentir inseguras por tomarem vacinas para Covid-19 de marcas diferentes, mas esta preocupação é desnecessária. Todas as vacinas precisam passar por fases de testes antes de serem liberadas para que a população possa usá-las amplamente. Essas fases são realizadas para testar a eficácia, efeitos colaterais e segurança de cada vacina. A vacina AstraZeneca tem a eficácia de até 92%, ou seja, 92 em cada 100 pessoas não manifestam sintomas da Covid-19 depois de tomarem duas doses desta vacina. Já a vacina da Pfizer tem a eficácia de cerca de 95%, ou seja, 95 entre 100 pessoas não apresentam sintomas da Covid-19 depois de tomarem as duas doses dessa vacina. As vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para Covid-19 podem causar efeitos colaterais, como febre, dor de cabeça e cansaço nos dias seguintes após a vacinação, agem de forma muito semelhante no corpo humano e se complementam quando combinadas.

Referências: 
UptoDate. COVID-19: Vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Informação atualizada em setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 20 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluna Olga Carvalho Gomes da Costa
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.