Há vários tratamentos psicológicos e medicações que podem ajudar a aliviar os sintomas e dificuldades dos pacientes com síndrome de Tourette.
***
Há vários tratamentos psicológicos e medicações que podem ajudar a aliviar os sintomas e dificuldades dos pacientes com síndrome de Tourette. Entre os tratamentos psicológicos, há a terapia cognitiva comportamental, treinamento de inversão de hábitos e terapia de prevenção de exposição e resposta. Os tratamentos tem como objetivo ajudar o paciente a reconhecer e controlar seus tiques. Tiques são movimentos ou sons incomuns que o paciente realiza repetidas vezes mesmo sem intenção. Muitas vezes, as crianças com síndrome de Tourette são capazes de aprender a inibir os tiques durante o dia na escola, mas podem precisar “liberá-los” quando chegarem em casa. Fornecer aos pais e filhos informações sobre a síndrome de Tourette pode ajudar no tratamento. É muito importante que o professor e outros que estão envolvidos no cuidado da criança sejam informados e educados sobre a melhor maneira de lidar com a situação. O professor pode ter um impacto muito positivo no comportamento e desenvolvimento do paciente. Na síndrome de Tourette mais severa, os medicamentos, às vezes, podem ajudar a reduzir a ocorrência de tiques. Os medicamentos utilizados são principalmente do grupo conhecido como antipsicóticos. O objetivo do tratamento com os medicamentos é controlar os tiques, porém, em alguns casos os tiques podem não desaparecer completamente. O paciente com síndrome de Tourette também deve ser tratado para outras condições que podem estar presentes, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O uso de cirurgia e outras técnicas na síndrome de Tourette é recomendado apenas para pacientes com sintomas graves que não respondem a outros tratamentos. Existem algumas controvérsias e diferenças de opinião sobre certos aspectos da síndrome de Tourette. Algumas crianças e adolescentes não querem mudar e às vezes os efeitos colaterais da medicação podem ser piores do que a própria condição. Algumas pessoas argumentam que não é necessariamente um problema, mas sim uma parte natural de sua personalidade, havendo aspectos positivos em relação à síndrome de Tourette. Muitas crianças com síndrome de Tourette apresentam melhora dos tiques ao longo do tempo. Quando se tornam adultos, os sintomas do paciente podem diminuir consideravelmente ou até mesmo desaparecer. No entanto, algumas pessoas podem persistir com sintomas importantes na idade adulta. Embora os tiques normalmente se estabilizem ao longo do tempo, às vezes, alguns tiques novos podem aparecer.
Referências:
Dynamed. Tourette syndrome. Atualizada em junho de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/index.php . Acesso em: 25 jul. 2017.Autor do resumo:
Enfermeiro Claudio Vinicius de Assis RondadoCurso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisores do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da CunhaCurso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo