O bruxismo é caracterizado pelo ranger dos dentes devido a uma atividade involuntária dos músculos da mastigação. O bruxismo ocorre principalmente durante o sono.
***
O bruxismo é caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes devido a uma atividade involuntária (sem a pessoa querer) dos músculos da mastigação. O bruxismo ocorre principalmente durante o sono. O bruxismo durante o sono pode afetar cerca de 3 a cada 10 crianças e 1 a cada 10 adultos. Muitas vezes o bruxismo pode não ser percebido pelo paciente, sendo relatado por outros membros da família, como os pais. A causa do bruxismo relacionado ao sono pode estar ligada a microdespertares (a criança “acorda”, mesmo sem perceber, durante alguns segundos várias vezes por noite) e a resposta do corpo da criança a esses microdespertares levando ao ranger dos dentes. Quando o bruxismo ocorre principalmente durante o dia, pode estar relacionado a distúrbios do neurodesenvolvimento (problemas no desenvolvimento neurológico da criança). Crianças com distúrbios do sono, transtornos psiquiátricos (como ansiedade), alterações neurológicas e uso de certas medicações (como alguns antidepressivos e antipsicóticos) têm uma maior chance de desenvolver bruxismo. Quando uma criança tem bruxismo, é comum que outros membros da família também apresentem essa condição. Normalmente, o bruxismo gera certo desgaste dos dentes. Contudo, quando o bruxismo é grave, pode haver danos importantes aos dentes, como fraturas, lesões na boca, dor ou fadiga (“cansaço”) dos músculos da mastigação, travamento da mandíbula (osso do rosto onde ficam os dentes de baixo) ou dor de cabeça ao acordar. A frequência e os sintomas do bruxismo podem aumentar quando a pessoa está mais estressada ou ansiosa. Quando há dúvidas no diagnóstico de bruxismo, exames como polissonografia (exame que monitora o paciente dormindo) podem ser úteis, apesar de nem sempre serem necessários.
Referências:
UpToDate. Sleep-related bruxism (tooth grinding). Atualizado em 18 de setembro de 2020. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 20 out. 2021.Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo