domingo, 12 de fevereiro de 2023

Que tipo de alimentação é adequada para crianças com diabetes mellitus tipo 1?

Uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, fibras e um planejamento da quantidade de carboidratos, ingerida diariamente pode ajudar no tratamento de diabetes mellitus do tipo 1.
*** 
Diabetes mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns na infância, levando a uma deficiência de insulina por destruição de células produtoras no pâncreas. O tratamento para a doença tem como objetivo controlar e equilibrar a glicemia (quantidade de açúcar no sangue da criança), reduzindo o risco de sequelas e ajudando no desenvolvimento e crescimento normais. Para esse equilíbrio, uma parte muito importante é a nutrição e alimentação, que devem ser pensadas de forma individualizada, levando em conta as preferências de cada pessoa, fatos culturais e rotina. De forma geral, a criança não precisa comer nada de diferente em relação aos adultos, mas se possível, é importante estimular uma dieta mais saudável, com poucas comidas industrializadas e gordurosas e mais frutas e vegetais. É recomendado que a criança se alimente de fibras (pães integrais, alguns cereais e arroz integral), leite desnatado e produtos advindos do leite (como requeijão e queijos). Se a criança tem dificuldade em comer alguns alimentos, tente ser criativo, pedindo ajuda para nutricionista e inventando maneiras diferentes de preparar os alimentos. Além disso, um ponto importante é conseguir planejar a quantidade de carboidratos que a criança irá comer durante o dia, associando com o uso de insulina e conseguindo controlar melhor a glicemia. Para aprender melhor como fazer isso e ajudar a criança, você pode: dividir os carboidratos em refeições ao longo do dia e não comê-los de uma vez só; buscar entender mais sobre o diabetes e o que pode aumentar o açúcar no sangue; aprender sobre doses de insulina; quais exercícios físicos são importantes para a criança fazer; conversar com a escola sobre a alimentação no período de aulas. A criança deve ser ensinada sobre o que ela pode ou não comer, sempre explicando que o que ela come têm influência na sua saúde e bem estar. Para contar e planejar a quantidade de carboidratos, recomenda-se olhar a tabela nutricional dos alimentos, incluindo o número total de carboidratos, a quantidade de uma porção e a quantidade de fibras. Para entender como deve ser a nutrição da criança e tirar outras dúvidas, é importante consultar um nutricionista ou um médico endocrinologista que poderão ajudar no desenvolvimento de hábitos alimentares adequados, novas formas de preparação de alimentos e indicação de receitas mais saudáveis para cada criança e sua família.

Referências: 
UpToDate. Overview of the management of type 1 diabetes mellitus in children and adolescents. Informação atualizada em agosto de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 nov. 2022.

UpToDate. Patient education: controlling blood sugar in children with diabetes. Informação atualizada em novembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 nov. 2022.

UpToDate. Patient education: carb counting for children with diabetes. Informação atualizada em novembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 nov. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Observação:
Informações não substituem consultas e exames realizados por profissionais da saúde. Antes de usar esta informação, converse com o profissional que lhe assiste.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.