quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Como cuidar da cânula de traqueostomia?


A cânula de traqueostomia demanda limpeza, monitoramento de mudanças, como sinais infecciosos, e a troca, que pode ser feita entre 30 e 90 dias.
*** 
Traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura no pescoço, na parede anterior da traqueia, que ajuda a levar o ar até os pulmões para a respiração. Pode ser feita de forma emergencial ou eletiva, para pacientes que estão com dificuldades respiratórias, obstrução da via aérea (causada por infecção, angioedema, reações alérgicas, presença de algum corpo estranho), tumores, e também para pacientes que sofreram traumas ou que apresentam desordens neuromusculares. Nos dias após a cirurgia, é importante se atentar para verificar se aparecem sangramentos no local, sinais infecciosos (vermelhidão, inchaço ou dor), falta de ar, dificuldade de falar ou se comunicar. Os cuidados gerais, ao longo do tempo, envolvem limpeza diária da cânula, cuidados com a ferida cirúrgica e o monitoramento de eventuais mudanças na região. Os tubos de traqueostomia devem ser trocados, geralmente, entre sete a trinta dias depois da primeira vez que foi colocado e, depois, entre 30 e 90 dias. Caso o paciente apresente desconforto, dor, sinais de infecção ou se a ferida começar a se fechar, a troca pode ser feita antes. É importante informar que, apesar de essas serem recomendações gerais, o tempo de troca deve ser discutido com o paciente e equipe de saúde do serviço, já que esse pode variar entre as necessidades de cada um.

Referências: 
UpToDate. Tracheostomy: rationale, indications, and contraindications. Informação atualizada em fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 fev. 2023.

UpToDate. Tracheostomy: postoperative care, maintenance, and complications in adults. Informação atualizada em fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 fev. 2023.

UpToDate. Tracheostomy in adults: techniques and intraoperative complications. Informação atualizada em abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 fev. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.