segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Como diminuir a dor do parto?


O parto deve ser realizado em um ambiente confortável, privado, quieto e deve possibilitar que a gestante ande, tome banho e descanse. Caso a mulher continue em sofrimento, medicamentos podem ser empregados.
*** 
Diminuir a dor do trabalho de parto é um objetivo fundamental do cuidado à gestante. As formas de diminuir a dor envolve mudanças ambientais e comportamentais, e o uso de remédios. A mulher precisa sempre ser informada das possibilidades e deve escolher conscientemente o que fazer durante o trabalho de parto. Em relação ao ambiente, aumentar o conforto, ajudar a mulher a lidar melhor com a dor e diminuir o sofrimento durante o parto. O primeiro passo é o ambiente em que a mulher está, o ambiente ideal deve ser confortável, privado, quieto e deve deixar possível a gestante andar, tomar banho e descansar. Para ajudar a diminuir a dor, algumas medidas são: mudar a posição do corpo de tempo em tempo; fazer exercícios de relaxamento (como sentar em bola de pilates) ou respiração; tomar um banho; receber massagens na parte inferior das costas; colocar calor ou gelo nas costas; escutar uma música que goste ou ache relaxante e caminhar. É sempre importante acompanhar a mulher e ver se as medidas estão ajudando a diminuir o sofrimento. Caso não estejam, medicamentos podem ser usados. Dentre eles, pode-se fazer uma anestesia epidural ou espinhal, a qual deixa os neurônios com dificuldade de transmitir a informação nervosa da dor para o cérebro. Além disso, o uso de opióides também pode ser pensado, os quais agem diminuindo a dor e gerando sono. É preciso saber que o uso de medicamentos pode trazer alguns efeitos colaterais, como náusea, tontura, impossibilidade de caminhar, diminuição da pressão arterial ou dor de cabeça. Em alguns casos, os medicamentos podem passar a placenta e afetar o feto, fazendo com que esse fique sonolento, diminua os batimentos cardíacos ou a frequência respiratória. Por isso, caso a mulher opte pelo uso de medicamentos, é importante um acompanhamento médico durante o processo. Por fim, a mulher precisa de informações durante o pré-natal para compreender melhor como diminuir a dor, as consequências, riscos e benefícios das diferentes alternativas. Durante o trabalho de parto, é importante levar em conta os medos, ansiedades, desejos e vontades da mulher, sendo que essas ações também impactam no sentimento da dor.

Referências: 
UpToDate. Nonpharmacologic approaches to management of labor pain. Informação atualizada em abril de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 jul. 2023.

UpToDate. Pharmacologic management of pain during labor and delivery. Informação atualizada em setembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 jul. 2023.

UpToDate. Patient education: Managing pain during labor and delivery (The Basics). Informação atualizada em julho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 15 jul. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.