quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Existe remissão do diabetes?


A remissão do diabetes mellitus do tipo 2 é definida como uma condição em que a pessoa com a doença é capaz de manter os níveis normais de açúcar no sangue sem a necessidade de medicamentos por, pelo menos, três meses.
*** 
A remissão do diabetes mellitus do tipo 2 é definida como uma condição em que a pessoa com a doença é capaz de manter os níveis normais de açúcar no sangue (definidos pelos exames hemoglobina glicada menor que 6,5% e glicemia de jejum menor que 126 mg/dl) sem a necessidade de medicamentos por pelo menos três meses. Ainda faltam estudos para definir melhor conceitos e definições sobre a remissão de casos de diabetes mellitus do tipo 2. Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que algumas pessoas com diabetes mellitus do tipo 2 foram capazes de permanecer com os níveis de açúcar sanguíneos normais, sem uso de remédios e por mais de três meses, quando: a doença era diagnosticada e o tratamento iniciado precocemente; a pessoa seguia muito bem o tratamento; a pessoa mudava o estilo de vida, ou seja, começava a fazer mais exercícios físicos e ter uma dieta mais balanceada; havia perda de peso envolvida. Houve remissão também em pessoas com histórico de cirurgia metabólica, como a cirurgia bariátrica, bem sucedido. É importante alertar que, caso a pessoa atinja a remissão do diabetes, não significa que a doença foi curada. Ainda é preciso um monitoramento com equipe de saúde especializada, como médicos e um cuidado redobrado para não voltar aos hábitos antigos de dieta e exercícios físicos.

Referências: 
Riddle, M.C. et al. Consensus report: definition and interpretation of remission in type 2 diabetes. Diabetologia, v. 64, p.2359–2366, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00125-021-05542-z. Acesso em: 22 mar. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.