sábado, 6 de janeiro de 2024

O que é hiperlexia?


A hiperlexia é um termo usado para descrever crianças que lêem em níveis além daqueles esperados para sua idade, na presença de comunicação oral desordenada.

*** 
As habilidades cognitivas de uma pessoa envolvem a capacidade de pensar, lembrar e processar informações. Em crianças com o transtorno do espectro autista essas habilidades podem não ser iguais entre si, independentes do nível de inteligência. Algumas pessoas, por exemplo, podem realizar facilmente tarefas que necessitam de memória (como quebra-cabeças) mas têm dificuldade em tarefas que precisam de outras habilidades, como interpretação ou pensamento abstrato. Assim, algumas pessoas com autismo podem ter habilidades mais desenvolvidas, como a memória, matemática, arte, quebra cabeças, apesar de terem deficiências profundas em outros domínios. Algumas dessas habilidades especiais envolvem cálculo do calendário (como determinar o dia da semana dada determinada data) e hiperlexia. A hiperlexia é um termo usado para descrever pessoas que leem em níveis além daqueles esperados para sua idade, na presença de comunicação oral desordenada. Geralmente, crianças com hiperlexia adquirem a habilidade da leitura antes dos 5 anos sem instrução explícita, podem se auto alfabetizar ou se tornarem autodidatas, desenvolvem intensa fascinação por letras e números, têm dificuldade para entender a palavra falada e dificuldade em habilidades sociais. Apesar de as crianças com hiperlexia não compreenderem tudo o que lêem, as letras impressas podem se tornar um importante meio de comunicação, porque sua atenção ao texto é maior do que a voz. Como apresentam um processo incomum de aprendizagem, as crianças hiperléxicas precisam de ajuda para educação, buscando o desenvolvimento integral de suas habilidades. Para alcançar este objetivo, projetos de fala intensiva, terapias e programas de intervenção podem ser importantes. Ainda faltam estudos para melhor compreender as características da criança autista com hiperlexia, caso você perceba que a criança apresente algumas dessas características, é importante consultar uma equipe multidisciplinar de saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos, professores especializados e o médico, geralmente neurologista, para melhores aconselhamentos e cuidados.

Referências: 
UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: clinical features. Informação atualizada em maio de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 04 jul. 2023.

UpToDate. Patient education: autism spectrum disorder. Informação atualizada em abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 04 jul. 2023.

Baldaçara, L., Nóbrega, L., et. al. Hiperlexia em um caso de autismo e suas hipóteses. Arch. Clin. Psychiatry, v. 33, n.5, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/GHSK3RFJFztY7b43tfpKP4C/?lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2023.

Ribeiro, I., Lemos, R., Sant’Anna, V. Hiperlexia: sua complexidade e características. Pedagogia em Ação, v. 1, n. 1, p. 1-141, jan./jun. 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/654/669. Acesso em: 05 jul. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.