terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O que é microcefalia?


Microcefalia é uma condição em que a cabeça da criança é menor do que o esperado quando comparada a outras crianças da mesma idade e sexo, podendo indicar doenças genéticas, problemas na gravidez e infecções.
*** 
Microcefalia é uma condição em que a cabeça da criança é menor do que o esperado quando comparada a outras crianças da mesma idade e sexo. Para verificar o tamanho da cabeça, é feita a medida da circunferência da cabeça, que é um reflexo direto do crescimento e é um passo importante para avaliar o desenvolvimento infantil. A medida deve ser feita frequentemente durante os três primeiros anos de vida, geralmente por um pediatra ou equipe de saúde. Variações da circunferência da cabeça para um tamanho menor que o esperado podem ser o primeiro indício de que algo não está bem com o desenvolvimento da criança. As principais causas dessa diminuição do tamanho, ou seja, a microcefalia são: genéticas (alterações cromossômicas, síndromes genéticas); problemas e lesões durante a gravidez, como exposição a alguns remédios ou álcool, doenças da mãe, a exemplo de infecção por zika vírus; complicações do nascimento; problemas com o cérebro depois do nascimento; desordens metabólicas (como fenilcetonúria ou desordem do ciclo da ureia); doenças que acometem o corpo inteiro (rins policísticos, atresia biliar, falência renal). A microcefalia é um importante achado e quanto mais cedo for detectada pela equipe de saúde, mais rápido é feito o tratamento, que busca ajudar com a causa básica da condição. Quando a criança apresenta microcefalia, é importante ir regularmente em consultas com um pediatra e também com um geneticista, já que muitas síndromes genéticas estão associadas e um aconselhamento genético pode ser muito importante para a família.

Referências: 
UpToDate. Microcephaly in infants and children: etiology and evaluation. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 abr. 2023.

UpToDate. Microcephaly: A clinical genetics approach. Informação atualizada em janeiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 16 abr. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.