domingo, 14 de janeiro de 2024

Como é feito o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2?


O diagnóstico é feito por meio de dois exames de glicemia em jejum, teste oral de tolerância à glicose ou hemoglobina glicada realizados em dias diferentes.
*** 
O diabetes mellitus tipo 2 é o tipo de diabetes mais comum em adultos e é caracterizado por aumento dos níveis de glicose sanguínea (hiperglicemia) por conta de uma perda gradual da função e produção de insulina (hormônio que ajuda no transporte da glicose para dentro das células) no corpo. A maioria das pessoas é assintomática e descobre o diabetes por meio de testes de prevenção. No entanto, algumas pessoas podem apresentar aumento da frequência urinária, inclusive durante a noite, aumento da sede e ingestão de água, visão borrada e perda de peso. Nessas pessoas sintomáticas, um teste glicose sanguínea que apresenta um valor maior do que 200 mg/dL já consegue realizar o diagnóstico. Nas pessoas sem sintomas, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue específicos como: a glicemia em jejum que de o resultado maior ou igual a 126mg/dL; o teste de tolerância oral à glicose 75g que de um resultado maior ou igual a 200 mg/dL depois de duas horas; um valor de hemoglobina glicada (HbA1c) maior ou igual a 6,5%. É importante notar que para fechar o diagnóstico, o médico precisa de dois resultados alterados, feitos em dias diferentes, de um mesmo teste ou dois tipos de exames diferentes alterados. Existem valores de exames que podem estar diferentes da normalidade, mas não alterados a ponto de serem considerados diabetes, para esses casos, considera-se o diagnóstico de pré-diabetes. Depois de um diagnóstico feito, é importante saber que a diabetes é uma condição comum que tem impactos diretos nas vidas das pessoas, podendo levar a infartos, AVCs, problemas renais ou na visão. É importante a consulta com um médico e com a equipe de saúde para a avaliação de possíveis complicações, entendimento e educação sobre a doença, medidas de tratamento para fazer com que a glicemia fique em valores normais no sangue e acompanhamento prolongado da condição, podendo realizar intervenções, como adicionar novo medicamento, se necessário.

Referências: 
UpToDate. Clinical presentation, diagnosis, and initial evaluation of diabetes mellitus in adults. Informação atualizada em junho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 jul. 2023.

UpToDate. Patient education: Type 2 diabetes (The Basics). Informação atualizada em julho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 jul. 2023.
UpToDate. Initial management of hyperglycemia in adults with type 2 diabetes mellitus. Informação atualizada em junho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 jul. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.